Prefeito Jeová solicita vistoria nas barragens do município

Tendo em vista a preocupação dos moradores de Canaã com a recente tragédia ocorrida na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, o prefeito Jeová Andrade, em viagem a Belém, protocolou um ofício na Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, solicitando uma minuciosa vistoria nas barragens de rejeito minerais existentes no município.

O principal objetivo do gestor de Canaã é que os órgãos competentes façam uma avaliação de risco nas barragens, previnam tragédias e, por consequência, tranquilizem a comunidade. O documento foi protocolado esta semana na Semas e também encaminhado para o Ibama e para a Agência Nacional de Mineração (ANM).

O prefeito explicou o pedido de vistoria. “O mundo tem assistido estarrecido à tragédia ambiental que aconteceu em Minas; essa é a segunda que ocorre em um espaço muito curto de tempo, o que acaba preocupando a todos. Em Canaã, a gente percebe que não é diferente e, por isso, uma avaliação criteriosa é fundamental neste momento.”

Jeová falou sobre as barragens em Canaã. “A nossa cidade tem grandes projetos minerais e há barragens existentes no município. A Vale afirmou que a situação está sendo monitorada e que não há risco, entretanto, para evitar uma calamidade pública no futuro, é imprescindível essa vistoria e a ideia é que ela aconteça o quanto antes, até para tranquilizar a sociedade. A mineração é importante para a nossa economia e acredito que é possível aliar o desenvolvimento com a preservação ao meio ambiente.”

O prefeito também afirmou que os órgãos de vistoria terão apoio logístico e de pessoal no suporte às equipes de trabalho.