Prefeito prestigia abertura de Semana da Enfermagem

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, prestigiou, na manhã desta quinta-feira (30), a abertura da 4ª Semana de Enfermagem de Canaã dos Carajás, realizada no auditório do Centro de Formação dos Professores Rute Sampaio. Com o tema “Nursing Now” (do inglês, ‘Enfermagem Agora’), e o subtema “Humanização na Assistência em Enfermagem: É preciso cuidar de quem cuida”, o evento é realizado pelo Sindicato dos Enfermeiros de Canaã e conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de discutir os desafios e necessidades da profissão.

Além do prefeito, também estiveram presentes a secretária de Saúde, Daiane Celestrini, que é enfermeira por formação, o secretário de Administração, Alex Silveira, e o vereador Dionízio Coutinho, representando a Câmara.

Ao discursar, Jeová Andrade parabenizou os profissionais da área, e destacou que se trata de “uma profissão linda, que se dedica a cuidar das pessoas”. Ele reforçou a necessidade de o poder público realizar ações que protejam a saúde mental dos profissionais de saúde, que são expostos diariamente a situações de estresse. “Vocês se preocupam muito com o cuidado de todos, mas também precisam de atenção e cuidado”, comentou.

Já a secretária de Saúde, Daiane Celestrini, destacou que a enfermagem é uma categoria grande no município, e precisa de atividades como a Semana de Enfermagem para se unir. Ela se dirigiu aos estudantes, que também participavam do evento, e pediu para que eles entrem na profissão “com a mente aberta, disposta a cuidar e proporcionar um atendimento humano”.

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Canaã, Francisco Neto, também reforçou a importância do tratamento humanizado. “O cuidar é diferente, é diferente de tratar”, comentou. Ele endossou o tema da campanha, alertando que “a enfermagem precisa de reconhecimento agora”. Ainda segundo o presidente, a categoria “está em todas as partes, quando a população mais precisa”.

A programação da Semana de Enfermagem segue durante toda a quinta-feira, com palestras e mesas redondas. Nesta sexta-feira (31) será realizado um momento de confraternização entre os participantes.