Prefeitura debate Lei de Diretrizes Orçamentárias junto à sociedade

A prefeitura de Canaã dos Carajás debateu, junto à comunidade local e a Câmara Municipal de Vereadores, na noite desta quinta-feira (7), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2019. A audiência pública acontece com o objetivo de ouvir as demandas da população e, a partir disso, elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019, que é o instrumento que possibilita a realização das metas e das prioridades financeiras estabelecidas pela LDO.

Conforme explicou Flávio Lacerda, responsável pela apresentação do planejamento, tudo o que há na LOA é definido através da LDO. “A partir da audiência, a forma que serão feitos os investimento são orientados; então, nós temos as nossas metas definidas em conjunto com a sociedade.”

Presente na ocasião, o prefeito Jeová Andrade ouviu a população. “Nossas metas prioritárias continuam sendo a saúde, a educação, a infraestrutura e também a geração de emprego e renda. Pretendemos levar esse planejamento adiante e sabemos que ainda temos que evoluir em alguns aspectos, mas não podemos deixar de citar os avanços que tivemos desde 2013.”

O gestor de Canaã também destacou a criação do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico para geração de emprego e renda. “Temos essa alternativa para o empreendedor local e temos certeza que isso vai alavancar o crescimento econômico. Já temos um bom valor em conta e a longo prazo teremos um grande fundo para financiar a geração de emprego e renda.”

Na ocasião, a prefeitura mostrou à comunidade a previsão de orçamento para 2019. Inicialmente, está previsto que Canaã arrecade R$ 351.518.188,30 (trezentos e cinquenta e um milhões, quinhentos e dezoito mil, cento e oitenta e oito reais e trinta centavos). O valor representa um aumento em relação ao ano de 2018.

Após a apresentação, a comunidade foi ouvida e perguntas foram respondidas pelos representantes do governo presentes. Participaram da audiência o presidente da Cãmara, Junior Garra, os vereadores Gesiel Ribeiro, Dionísio Coutinho e Vânia Mascarenhas, e o secretário de Planejamento Gean Meirey.