Prefeitura decreta ponto facultativo na quinta-feira (18)

A Prefeitura de Canaã dos Carajás decretou ponto facultativo nas repartições públicas nesta quinta-feira (18). O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício, Alexandre Pereira, em decorrência do feriado nacional da Paixão de Cristo – comemorado na próxima sexta-feira (19) – e já foi publicado no Diário Oficial dos Municípios (Famep).

Também será ponto facultativo nas unidades municipais de ensino, que voltam ao horário normal de funcionamento na próxima segunda-feira (22).

O decreto exclui serviços essenciais executados pelas secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Trânsito e Transporte, bem como os do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), do setor de Licitação e Vigilância Sanitária.

Sexta-Feira da Paixão

A Sexta-Feira Santa, também chamada de Sexta Feira da Paixão, antecede o domingo de Páscoa. Neste dia, os cristãos relembram a morte de Jesus Cristo.

A data também sucede o fim da Quaresma, período de penitência de 40 dias que começa a seguir do Carnaval, na Quarta-feira de cinzas.

O feriado da Paixão de Cristo é o primeiro dos três dias que celebram a ressurreição do Messias que, de acordo com a doutrina cristã, morreu na cruz para salvar os seres humanos dos seus pecados.