Prefeitura disponibiliza programa de saúde e segurança do trabalho a servidores

A Secretaria Municipal de Administração lançou no Portal da Transparência o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

Eles podem ser consultados pelos servidores para orientá-los sobre o mapeamento dos riscos físicos, químicos e biológicos presentes no ambiente de trabalho e seus respectivos controles, associado ao monitoramento dos indicadores de saúde ocupacional, necessários para garantir a integridade física dos servidores, habilitando-os para desempenhar suas as atividades.

Cada programa é específico à atividade desempenhada e visa proporcionar maior saúde e segurança aos servidores. Para o secretário de administração, Alex Silveira, a melhora na qualidade de trabalho e segurança de todos dos servidores era uma de suas metas na gestão da pasta. “ A criação destes planos é a primeira etapa de uma série de melhorias de segurança do trabalho que ainda estão por vir”, afirmou o secretário.

PCMSO

A lei do PCMSO também foi criada no início dos anos 90. Qualquer dado coletado através dos exames periódicos que fazem parte do PCMSO que demonstrar possibilidade de risco para algum colaborador será tratado como uma prevenção, de modo que a empresa se envolva na saúde do se colaborador a fim a de apoiá-lo no caso de qualquer necessidade relacionada a seu estado de saúde.

PPRA

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, que é uma lei que faz parte da legislação trabalhista criada ainda na década de 90. Basicamente, o PPRA preza por tornar o ambiente de trabalho um espaço mais seguro para qualquer tipo de trabalhador, considerando que todos os ambientes de trabalho podem ser os mais variados possíveis: de escritórios calmos a indústrias em que os colaboradores devem lidar com diferentes tipos de maquinário, logo grandes riscos à saúde e a até a vida.