Prefeitura entrega documentos de propriedade a moradores do bairro Paraíso das Águas

“Esse é um sonho que se realiza. Cheguei lá no Paraíso das Águas há oito anos e, desde então, essa é uma vontade que não só eu, mas vários vizinhos têm. Estou muito feliz por poder dizer que a minha casa agora é minha de verdade.”

Foi com essas palavras que a auxiliar de serviços gerais Maria de Fátima definiu a noite desta quinta-feira (28). Residente na avenida Pará, ela é uma das 174 contempladas com os documentos de propriedade entregues na ocasião. “Eu acredito que isso vai mudar a minha vida e a da minha família. Criei meus filhos naquele bairro e agora tenho em mãos esse documento. A felicidade é imensa.”

Iniciado há pouco mais de um ano, o programa “Canaã, meu lugar”, gerenciado pela Prefeitura Municipal, por meio do Instituto de Desenvolvimento Urbano (Idurb), alcançou nesta quinta um marco para a região: Canaã é o primeiro município do Pará a concluir uma regularização fundiária coletiva, de acordo com a Lei 13.465/2017, que é a nova legislação para a área.

A cerimônia de entrega dos 174 documentos de propriedade aconteceu no Ginásio Antônio Chorão. Centenas de famílias compareceram à localidade e comemoram o momento. “Eu nem diria que vai mudar a nossa vida, na verdade, eu acho que já mudou. Agora, temos um documento que diz que as nossas casas são nossas; foi uma luta árdua, mas vencemos” afirmou Valdemir Oliveira, também morador da localidade.

Presente no evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Leite, falou sobre a importância da regularização. “Isso é algo, de fato, inédito. Hoje 174 lotes estão legalmente entregues a seus donos e isso é fundamental para essas famílias contempladas. Espero que os moradores façam bom proveito dessa documentação; o governo municipal está de parabéns pelo trabalho.”

Alisson Milhomem, diretor-presidente do Idurb, afirmou que os documentos são uma segurança jurídica. “A partir de hoje, essas pessoas são donas das suas propriedades. Isso representa uma melhora significativa na qualidade de vida de cada um. Esse grandioso projeto é o resultado de muito trabalho.”

O vice-prefeito Alexandre Pereira destacou o crescimento de Canaã. “É satisfatório ver a transformação dessa cidade. O Paraíso das Águas é um exemplo do bom trabalho que vem sendo feito: ruas asfaltas, redes de água e esgoto e agora a regularização fundiária. Esse é, sem sombra de dúvidas, um grande avanço.”

Jeová Andrade, prefeito de Canaã dos Carajás, também falou sobre o momento. “Essa é uma espera antiga desse bairro. Graças a um trabalho árduo e minucioso, essas famílias agora são as legítimas donas de seus lotes. Estou muito feliz com essa realização e entendo que Canaã acaba de dar um grande passo; isso representa mais qualidade de vida e esse é o nosso dever. Vamos continuar trabalhando em prol da população, pois a nossa cidade precisa continuar se desenvolvendo.”

Concluído o processo no Paraíso das Águas, a Prefeitura de Canaã, também por meio do programa “Canaã, meu lugar”, avançará no projeto “Matrícula 19”, que prevê a regularização de 3 mil imóveis em oito bairros do município.