Prefeitura firma convênio com IFPA

O prefeito Jeová Andrade assinou, na manhã desta quinta-feira (20), um convênio com o Instituto Federal do Pará (IFPA). O documento representa um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Canaã dos Carajás e a instituição de ensino. Além do gestor municipal de Canaã, Cláudio Alex da Rocha, reitor do campus do IFPA em Parauapebas, e Rubens Rodrigues, diretor do instituto, também assinaram o documento.

A previsão inicial é que as atividades do instituto tenham início já no mês de outubro. Nesta primeira etapa, 40 vagas serão ofertadas para a pós-graduação em docência. De acordo com Rubens Rodrigues, o polo que será instalado em Canaã vai atender a demanda por educação profissional e tecnológica. “Nesse primeiro momento, vamos ofertar essas vagas para a pós-graduação. No ano que vem, vamos levar cursos de acordo com o perfil da região, mecânica, automação, os mesmos que são oferecidos aqui em Parauapebas.” O diretor da entidade já visitou Canaã no início do ano e aprovou as instalações do Polo Universitário.

Cláudio Alex destacou a importância da colaboração do governo municipal para o firmamento do convênio. “É sempre fundamental que os gestores municipais tenham interesse na instalação do IFPA; no caso de Canaã, a Prefeitura foi atrás e abriu as portas para a ida do instituto. Essa é uma parceria importante e que vai render muitos frutos para a educação superior daquele município. Sabemos que há a demanda e vamos atender.” Segundo o reitor, a instituição se difere das demais por pensar em interiorizar a educação superior e não limita-la aos grandes centros urbanos.

Edilson Valadares, secretário de educação, também falou sobre o acordo estabelecido. “Esse é o primeiro passo. Nós temos hoje mais de 500 alunos que vêm de Canaã por meio de transporte oferecido pela Prefeitura e o nosso objetivo é levar o curso até os estudantes e não o contrário. Então, esse é um começo e já teremos, muito em breve, alunos atendidas pelo IFPA. Isso é fundamental para todos nós.”

Jeová Andrade reforçou o discurso de Edilson. “Sim, essa é a porta de entrada para o nosso tão sonhado Polo Universitário. Eu acredito que através dessa parceria teremos muitos frutos e, em breve, vamos ter ainda mais instituições na cidade. Vale lembrar que já estamos adiantados em relação a ida da Unifesspa para Canaã; ou seja, nós estamos trabalhando para suprir a demanda por educação superior no município. Queremos ser referência . Nossa cidade é muito bem localizada, visto que em um raio de 100 quilômetros temos várias cidades importantes. Poderemos atender não só os cidadãos de Canaã, como o de várias outras cidades.”

Na ocasião da assinatura do convênio, o prefeito participou do Seminário de Iniciação Científica e conheceu alguns projetos em exposição. O evento reuniu milhares de alunos do instituto em todo o estado.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, Canaã dos Carajás e região possuem uma demanda de quase 70 mil alunos para a educação superior.