Prefeitura inaugura Centro de Referência de Economia Solidária

Um local destinado à capacitação profissional que visa gerar prosperidade às famílias canaenses. Esse é o objetivo da iniciativa do Governo Federal, que nasceu em 2004 e está em Canaã, desde 2005. A inauguração Centro de Referência de Economia Solidária (Cresol), aconteceu nesta quarta-feira (20), e reuniu os participantes do grupo, servidores públicos, políticos locais e o público em geral.

Anteriormente, a Economia Solidária estava incubada na sede da Agência Canaã, parceira da instituição. Agora, com prédio exclusivo, dedicado às atividades do grupo, o Cresol vai ampliar a oferta de formação profissional com aulas de panificação, artesanato em MDF, decoupage, corte e costura,  ponto cruz, crochê, entre outros.

Para a coordenadora do centro, Maria Jaciara de Souza, o prédio é um sonho realizado. “A economia solidária tem feito a diferença no município. Canaã é um local de gente que compartilha o saber e todos são beneficiados por esse exercício de solidariedade”.

O prédio que será mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está situado na Avenida dos Pioneiros, 414, no centro, tem espaço amplo, com quatro salas, área para comercialização, oficina de costura, cozinha e área administrativa.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, “a partir desse momento, muitas famílias vão incrementar sua renda na Economia Solidária. Vamos dar a vara, o anzol e a isca”, comentou. Ronaldo acrescentou que a expectativa é que, em seis meses, espera beneficiar cerca de 60 famílias, por meio das oficinas.

Outro fator importante será a parceria do Cresol com o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável que vai conceder microcrédito aos integrantes do grupo. O prefeito Jeová Andrade celebrou os avanços da Economia Solidária: “A prefeitura financia esse projeto para preparar pessoas, para que elas conquistem a independência e sejam protagonistas na sociedade”, afirmou.