Prefeitura inicia oficinas públicas para debater revisão do PLHIS

Dezenas de moradores do conjunto de chácaras Brilho Celeste participaram da 1ª oficina pública para debater a revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PLHIS), nesta segunda-feira (3). O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Habitação, inicia o ciclo de reuniões que acontecem com o objetivo de ouvir a comunidade local em diferentes bairros. Ao todo, quatro oficinas acontecerão antes da audiência pública, que será realizada na próxima segunda-feira (10).

Presentes na oficina, os moradores ouviram atentamente as explicações sobre a importância do debate junto à comunidade. As discussões e propostas foram divididas em dois eixos temáticos: déficit habitacional e promoção da dignidade habitacional em Canaã dos Carajás. Os participantes do debate foram divididos em dois grupos e apresentaram, a partir disso, soluções para a melhoria dos problemas de habitação na comunidade.

José Maria, morador do bairro, acredita que a iniciativa é importante para garantir mais qualidade de vida aos moradores locais. “É uma grande satisfação estar debatendo essas melhorias junto ao governo municipal. Esse é, com certeza, o primeiro passo para que a gente consiga alcançar tudo aquilo que a gente almeja.”

O secretário de Habitação, Edmilson Peixoto, falou sobre os objetivos da oficina. “Na verdade, o que a gente quer é ouvir a população. Essa região da Brilho Celeste a gente ainda não tinha ouvido e, como é necessário essa etapa para a revisão, a gente incluiu já esse setor nas oficinas.”

As discussões junto à população são etapas exigidas para que o processo de revisão do PLHIS esteja completo. “A comunidade daqui está bem representada e as sugestões deles serão as diretrizes para nortear o nosso trabalho. Uma das exigências para que Canaã continue tendo acesso a recursos federais e convênios na área de habitação é a revisão do plano e a participação da comunidade é fundamental” explicou Edmilson.

As oficinas continuarão a acontecer no município. Nesta terça-feira (4), moradores se reunirão na escola Alexandro Nunes. Na quarta (5), será a vez da escola Carmelo Mendes e na quinta (6), a Habitação realizará a última oficina no Centro Comunitário do Residencial Canaã.