Prefeitura inicia treinamento de produtores rurais

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Produção Rural (Semprur), deu início, nesta segunda-feira (5), ao ciclo de palestras de capacitação dos produtores rurais do município. Dezenas de agricultores foram selecionados no segmento frutífero do Procampo, programa de incentivo à produção rural no município, para participar do ciclo de capacitação.

O evento também foi aberto a outros produtores que se interessaram pelo projeto e quiseram saber mais do programa. As palestras acontecem no auditório da Semprur ao longo de todo o dia. O principal objetivo da capacitação é mostrar aos produtores que planejamento e tecnologia podem contribuir e acelerar a produção de frutos típicos da região, como cupuaçu, cacau, açaí, banana e maracujá.

Presente no evento, o vereador Wilson Leite falou sobre a necessidade de se estender a produção para outros municípios. “Os nossos produtores são as estrelas do evento e são fundamentais para a retomada da produção rural em Canaã. Canaã tem um solo fértil e não vamos parar só aqui. Precisamos pensar nos mercados de outros municípios e estender a produção para lá.”

Léo Ferreira, secretário de Desenvolvimento e Produção Rural, falou sobre a capacitação dos agricultores. “É um prazer enorme reunir aqui esses homens e mulheres do campo. É uma satisfação ver que o Procampo está saindo papel, estamos vendo isso acontecer. Essa é uma semana de palestras sobre o que é o produto que vocês vão plantar; a Semprur dará todo o apoio a essas pessoas. Por meio disso, Canaã voltará a produzir de forma satisfatória.”

O vice-prefeito Alexandre Pereira, um dos idealizados do Procampo, também fez o uso da palavra. “Eu sou produtor rural, assim como os colegas que aqui estão, é preciso se adequar à realidade, compartilhar experiências e buscar conhecimento. Com isso, teremos emprego e renda gerados.”

O prefeito Jeová Andrade, por sua vez, destacou a necessidade da capacitação e da verticalização da produção rural. “Devemos agregar valor ao que produzimos. Nós temos potencial, nossa terra é boa e incentivar essa produção é um dever de todos nós. O município deve estender a mão a esses produtores e eu os cumprimento pelo interesse em se qualificar. A base de qualquer cidade é a zona rural e o homem do campo.”

Os treinamentos se estenderão até a próxima sexta-feira (5). Abaixo a programação.

Dia 5:

8h – Tecnologias do Procampo para o desenvolvimento do setor Rural

A cultura do cupuaçu na implementação de renda

13h30 – A cultura do açaí na diversificação de produção

Dia 6: