Prefeitura levará produtores rurais para conhecer manejo de pecuária intensiva em Rio Maria

Com informações da Semdec

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) e de Produção Rural (SEMPRU) vai levar um grupo de produtores rurais para o Dia de Campo que ocorrerá, no dia 17 de maio, na Fazenda Santos Reis, localizada na BR-155, km 74, no município de Rio Maria. O objetivo é conhecer o manejo de pecuária intensiva desenvolvida no local. Os produtores de Canaã interessados em participar devem procurar a Secretária de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC) no horário 8 as 14h. As vagas são limitadas.

A Fazenda Santos Reis, especializada em recria/engorda, conseguiu aumentar sua produção total em 183% no período de quatro anos, passando de 6,61@/ha, em 2013/2014, para 18,7@/ha, na safra 2016/2017. Somente nos dois primeiros anos-safra, seu lucro líquido subiu de R$ 258 para R$688/ha. O sistema pode ser ideal para o desenvolvimento da pecuária em Canaã, já que o município apresenta majoritariamente pequenas propriedades onde poderiam ser implantados projetos de confinamento.

A Fazenda Santos Reis pertence ao pecuarista Roberto Paulinelli, proprietário do Frigorifico Rio Maria, que recentemente inaugurou uma unidade industrial em Canaã dos Carajás. Ele é um dos grandes incentivadores na Pecuária Sustentável, implantando e difundindo o sistema de Pastagem Intensiva e um confinamento com capacidade para 3.000 animais, o que oferece menor impacto ambiental e maior rentabilidade à criação de gado para corte.

A programação do Dia de Campo prevê a realização de palestras e visitação na estrutura da fazenda. Os palestrantes são o consultor e diretor da Intensiva Consultoria, Washington Mesquita, e o diretor da Paraiso Nutrição Animal, Rafael Martins.

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jurandir José dos Santos, “está é uma oportunidade para que os produtores de Canaã conheçam como funciona esse sistema que pode, perfeitamente, ser desenvolvido em nosso município.”