Prefeitura realiza caminhada contra a violência sexual infantojuvenil

Pelas ruas de Canaã dos Carajás, centenas de pessoas, entre alunos de escolas municipais, servidores públicos e cidadãos, participaram de uma caminhada contra a violência sexual infantojuvenil. O ato é parte da campanha “Faça Bonito”, que é realizada em Canaã pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o apoio do Creas, Cras e Conselho Tutelar.

A caminhada é uma iniciativa em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio. O ato, que tem como principal meta chamar a atenção da sociedade para o tema, teve início no canteiro central da avenida Weyne Cavalcante, percorreu as avenidas Pioneiros e Rio Branco e foi finalizado na Praça da Bíblia, no bairro Novo Horizonte.

Presidente do CMDCA, Joatan Júnior falou sobre a importância da caminhada. “Nós temos o objetivo de proteger e garantir os direitos da criança e do adolescente no município. Essa é a data escolhida em todo o Brasil para que a gente combata esse tipo de crime e sensibilize a sociedade sobre essa questão.”

O secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Araújo, lembrou que a sociedade precisa estar em alerta para a violência contra menores. “Hoje não é um evento festivo, mas sim uma data em que se lembra a necessidade de um combate ainda mais ferrenho contra esse crime brutal, que é o abuso sexual contra as crianças. A sociedade precisa estar ainda mais atenta para essa questão.”

Na chegada, já na Praça da Bíblia, várias apresentações culturais aconteceram em alusão ao tema. Entre as atrações, alunos de projetos sociais de Canaã interpretaram clássicos da música brasileira.

O secretário Ronaldo destacou ainda o número para denúncias desta modalidade criminal. “É possível proteger as nossas crianças. Para tanto, disque 100 e denuncie pessoas que cometam essa atrocidade. Vamos nos unir enquanto sociedade e garantir um futuro melhor para estes jovens.”

(Fotos: Jefferson Almeida)