Prefeitura realiza limpeza de lote que causava transtornos a moradores

Lote sujo vinha servindo de moradia para animais peçonhentos (Foto: Jefferson Almeida)

A prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio do Departamento de Posturas, e das Secretarias de Obras e Meio Ambiente, realizou nesta quinta-feira(13) a limpeza de um terreno, na Rua Rio Doce, no Centro, que estava provocando transtornos aos moradores.

Segundo o coordenador do Código de Posturas, Valdevino Carvalho, a administração vinha recebendo diversas denúncias sobre o mato alto e a sujeira do lote, que estava abrigando animais peçonhentos e servindo de esconderijo para criminosos.

“A prefeitura identificou o proprietário e tentou localizá-lo, mas não conseguiu, por isso seguiu o que está previsto no Código de Posturas, que é a limpeza e aplicação de multa”, disse. Valdevino também destacou que a limpeza dos lotes, que cabe aos proprietários, é uma questão de “saúde pública e segurança”.

“Orientamos os donos dos lotes a manterem eles limpos e roçados, pois a multa em caso de descumprimento pode chegar a 100 UFMs [Unidades Fiscais Municipais], ou R$ 1,6 mil”, completou.

De acordo com o artigo 12 da Legislação que regimenta a higiene e bem estar dos espaços urbanos, “é proibido descartar lixo, entulhos ou resíduos de qualquer natureza em terrenos urbanos e nas margens das vias de acesso na zona urbana e vilas rurais do município, mesmo que esteja fechado e estes se encontrem devidamente acondicionados” e se estende às margens de rodovias e estradas e áreas de proteção.

COMPARTILHAR