Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue, leishmaniose, zika e chikungunya

A Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deu início, na manhã desta quinta-feira (29), a um mutirão de combate à dengue, leishmaniose, zika e chikungunya no bairro Novo Paraíso. A iniciativa, que já percorreu várias comunidades do município, tem o objetivo de combater o foco das doenças e orientar moradores quanto as melhores formas de prevenção das referidas enfermidades.

A operação acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e o Código de Postura. Durante a ação, os moradores são orientados a colocar para fora de suas residências lixos e entulhos para que estes sejam recolhidos pelos órgãos parceiros.

“Os nossos profissionais estão passando de casa em casa e explicando os cuidados necessários para evitar que essas doenças se alastrem. Além disso, os agentes entregam sacos plásticos de lixo e fazem a eliminação dos focos do mosquito, quando necessário” explicou Douglas Pacheco, coordenador de vigilância e saúde de Canaã.

No combate aos mosquitos transmissores, os agentes de endemia, além de eliminarem os focos do mosquito, fazem a borrifação química em locais que apresentam incidência de leishmaniose visceral em humanos para evitar a presença do mosquito palha.

A cada semana, o mutirão acontece em uma localidade diferente. As medidas somadas já reduzem os índices das doenças na cidade. Na próxima sexta-feira (7), a operação acontecerá no bairro Jardim Europa.