Prefeitura retoma mutirão de combate à dengue, zika e chicungunya; veja calendário

Fortalecer o combate às doenças causadas pelo mosquito aedes aegypt no período chuvoso. Esse é o objetivo do mutirão de combate ao mosquito, que será retomado pela prefeitura de Canaã dos Carajás já a partir da próxima semana, no dia 31. (Veja cronograma abaixo)

Durante o mutirão, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde visitam os bairros, orientam moradores sobre as formas de combate e prevenção às doenças e, quando necessário, eliminam os focos presentes nos quintais.

A ação, que tem a parceria da Secretaria Municipal de Obras, prevê ainda o recolhimento de lixos e entulhos. Também é parceira da iniciativa a empresa Cidade Limpa. “Os moradores são orientados, um dia antes, a colocarem para fora todo o entulho que tiverem dentro das suas casas; a Semob, por sua vez, recolhe e dá o correto destino para esse lixo. Assim, a gente evita que mosquitos se reproduzam e causem doenças” explicou Douglas Pacheco, coordenador de Vigilância e Saúde do município.

Segundo dados da Secretaria de Saúde, no ano passado foram confirmados 268 casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypt em Canaã, sendo 262 casos de dengue, cinco de chikungunya, e um caso de zika vírus.

Veja o cronograma do Mutirão:

LOCALIDADES

DATAS PREVISTAS