Radares de fiscalização eletrônica são retirados das avenidas de Canaã

Funcionando em Canaã dos Carajás desde novembro de 2017, os cinco radares eletrônicos, responsáveis pela fiscalização do limite de velocidade em importantes avenidas do município, foram retirados neste sábado (12). O recolhimento dos equipamentos se deu em função da implantação de um novo sistema de fiscalização que inclui câmeras de vigilância e uma central completa de monitoramento.

Com pouco mais de um ano em funcionamento, os radares contribuíram para a redução dos índices de acidentes nas avenidas em que foram instalados. Sabendo da importância crucial do equipamento para a construção de um trânsito mais seguro no município, a Prefeitura de Canaã, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito (Settran), informa que um novo processo licitatório já está sendo feito para atender à demanda municipal.

O novo processo licitatório, conforme explicação do secretário de trânsito e transporte, Uescley Amorim, é mais amplo e tem o objetivo de contribuir para um trânsito mais seguro e, também, auxiliar no combate à violência. “É importante destacar que as câmeras serão fundamentais para a melhoria da segurança pública em Canaã, visto que serão instaladas em pontos estratégicos da cidade e na entrada das vilas. Além disso, o município contará com uma central de monitoramento, o que deve auxiliar na segurança de prédios públicos, empresas privadas e residências.

Sobre a retirada dos equipamentos, Uescley explicou o fato. “Os radares foram retirados pela empresa que tinha sido contratada. É normal nesse tipo de contrato de locação e comodato a devolução dos equipamentos, mas já estamos trabalhando nesse novo processo mais amplo.”

O secretário também falou sobre a importância dos equipamentos no trânsito do município. “Tivemos uma redução no número de acidentes nesses locais e isso deixa claro o quão fundamental é essa fiscalização eletrônica. Vale lembrar que somente os motoristas que desrespeitam os limites de velocidade são notificados. Quem anda de acordo com a lei não tem com o que se preocupar.”

A previsão inicial é de que o novo processo esteja concluído nos próximos 60 dias.