Representantes do governo municipal visitam universidade no Tocantins

Com o objetivo de conhecer a trajetória da Universidade de Gurupi (Unirg) e estudar a possibilidade de implantar uma unidade da instituição em Canaã dos Carajás, representantes da Prefeitura Municipal visitaram o polo de educação superior na última segunda-feira (5). Edilson Valadares, secretário de educação, Alex Silveira, secretário de administração, e Leuzilda Rodrigues, técnica responsável pela educação superior em Canaã, conheceram as instalações da Unirg e foram recebidos pelo presidente da instituição, Thiago Benfica, e pela reitora Drª Lady Sakai, além de outros membros da instituição.

O presidente da unidade de educação deu as boas-vindas à comissão de Canaã e apresentou, junto à reitora, informações sobre a criação e administração da instituição que preside. Para o reitor, Canaã é uma cidade de potencial e o encontro foi positivo, pois possibilitou o compartilhamento de ideias. “A cidade de Canaã é muito próspera, com grande demanda de serviços na área educacional. Recebemos o convite para visitar a cidade e avaliar a possibilidade de projetos em parceria, visando a implantação da UnirG no Estado do Pará.”

Leuzilda Rodrigues explicou que o Plano Municipal de Desenvolvimento Canaã 2035 tem buscado expandir as potencialidades locais. “Nosso município tem a maior reserva mineral do mundo, mas sabemos que o processo de extração tem um prazo para terminar. Por isso, os gestores locais têm feito esforços no sentido de encontrar outras alternativas, para que a cidade tenha um desenvolvimento econômico local, sem a dependência exclusiva da exploração do minério. O ensino técnico e superior está entre essas possibilidades.”

Edilson Valadares, por sua vez, falou sobre a visita e o encontro com os gestores da Unirg. “Viemos com a intenção de trocar experiências. Temos o desejo de levar o ensino superior para a nossa cidade, que atrai pessoas das mais diversas regiões devido ao potencial minerador. Mas também queremos que nossa população tenha a oportunidade de estudar em Canaã, sem a necessidade de ir morar em outros estados ou países. Temos boas referências da UnirG e estamos aqui para conhecer melhor essa Instituição.”

Vários servidores que fazem parte do corpo técnico do governo municipal são ex-alunos da Unirg e a instituição tem boas referências. “Vemos que a UnirG tem o perfil de gestão e acadêmico que nós gostaríamos de ter como referência” finalizou Leuzilda.

(Fotos: Unirg)