Secretaria de Planejamento apresenta plano de desenvolvimento integrado que vai movimentar o município

Canaã dos Carajás está às vésperas de lançar o “Pacto por Canaã”, um esforço coordenado de 17 ações públicas, em parceria com o setor privado e sociedade civil, com o objetivo de tornar o município referência nacional em qualidade de vida e desenvolvimento sustentável até o ano de 2035.

Dentre os eixos mais importantes, o projeto envolve a realização de grandes obras de infraestrutura, como o asfaltamento da rodovia Transcarajás e a Nova Weyne Cavalcante, o início da operação dos polos industriais, a chegada de universidades públicas, a ampliação do programa Procampo, entre outras ações.

O projeto foi anunciado nesta terça-feira (30), em encontro do Governo Municipal que reuniu o prefeito Jeová Andrade, o vice Alexandre Pereira, secretários, presidentes de autarquias e gestores, no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec).

Segundo o secretário de planejamento, Geam Meirey, o “Pacto por Canaã” tem sido desenvolvido desde 2015, com a concepção do Plano de Desenvolvimento Econômico Canaã 2035.

Para o secretário, todas as ações tomadas no município seguiram uma diretriz. Ele afirmou que as obras, investimentos e programas, sempre visaram trazer soluções a problemas públicos complexos. “O Pacto por Canaã é o refinamento desses projetos e, nos próximos meses, começa a realizar grandes entregas à sociedade canaense”, afirmou.

Durante o evento, o prefeito Jeová Andrade afirmou que o município está no fim de uma caminhada, pronto para a iniciar um novo momento. “Nesses anos de governo, assentamos as bases do desenvolvimento: olhamos a fundo os problemas, desenhamos soluções, preparamos o município em todos os aspectos para que ele estivesse pronto para viver este momento. Agora, vamos dar um passo à frente, executar os projetos e beneficiar as pessoas que vivem aqui” afirmou.

Seminário de Dinamismo Econômico

O plano começa a ser apresentado a investidores e representantes de instituições públicas e privadas em evento, no dia 7 de maio, no auditório do Sine. O encontro será realizado numa parceria entre a prefeitura, a mineradora Vale, Fundação Vale e a consultoria Agenda Pública, visando iniciar uma nova fase de atração de investimentos para gerar emprego, renda e qualidade de vida na região.

Pacto por Canaã

O Pacto é uma ação estratégica do Governo Municipal com o objetivo de coordenar e desenvolver todas as ações institucionais. Os projetos foram desenvolvidos por meio de um grupo de trabalho interdisciplinar formado por representantes do serviço público, sociedade civil e iniciativa privada, e estão organizados em cinco eixos: desenvolvimento econômico; social; empreendedorismo; governança e urbanismo sustentável.