Serviço de Fortalecimento de Vínculos retoma atividades em Canaã

Por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes), a Prefeitura de Canaã deu início, na tarde desta terça-feira (12), aos trabalhos do Serviço de Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes em 2019. A solenidade de reabertura das atividades aconteceu na sede do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do bairro Novo Horizonte.

Atualmente, o serviço de fortalecimento atende 150 crianças e adolescentes, entre 6 e 15 anos, da localidade. Entre as ações propostas pela iniciativa, orientações temáticas, capoeira, arte, informática, dança e música estão entre as principais. A principal meta do serviço é garantir o complemento às ações da família e da comunidade na proteção e desenvolvimento dos vínculos familiares e sociais.

Ângela Maria, coordenadora do serviço no bairro Novo Horizonte, falou sobre o trabalho desenvolvido. “É muito importante o compromisso de cada um que está sendo atendido por essa unidade. Esse trabalho acontece para prevenção e é fundamental para a sociedade. Queremos acompanhar ainda mais essas crianças e garantir um futuro melhor a todas.”

Ronaldo Araújo, secretário de Desenvolvimento Social, falou sobre o evento. “Essa é a largada dos nossos serviços em 2019. Temos uma gama de atividades para valorizar as crianças e as suas famílias. Esse é um trabalho, de fato, voltado à prevenção, pois as atividades ocupam o tempo livre desses jovens. Vale lembrar que um trabalho efetivo requer a participação dos pais; a comunidade só tem a ganhar.”

Prefeito em exercício, Alexandre Pereira, destacou o trabalho feito pelos profissionais em Canaã. “A assistência social é diferente das outras, pois os profissionais lidam com pessoas em situação de vulnerabilidade. É necessário ter olho clínico para trabalhar com essas crianças e os nossos profissionais da assistência estão de parabéns. O jovem que participa de atividades como as que são ofertadas aqui tem mais chances de ser um exemplo para a sociedade.”

Nesta quarta-feira (13), o Serviço de Fortalecimento de Vínculos do bairro Novo Brasil também retoma as atividades.