Técnico Laugenir: Prefeitura solicitou UTI, que foi liberada; saiba como funciona regulação

A prefeitura de Canaã dos Carajás solicitou no último dia 22 de maio um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o técnico de Enfermagem Laugenir Silva, 44 anos, servidor do município de Canaã e paciente de Covid-19. Na mesma noite do dia 22, foi disponibilizado o leito no Hospital Abelardo Santos, em Belém, que é uma Unidade de Referência no tratamento da Covid-19, para que ele pudesse dar sequência ao tratamento.

A Central de Regulação então acionou a empresa terceirizada que presta serviço ao município para a transferência dos pacientes. Ele foi transferido por volta da 1h50. Desde então, segue internado no Hospital de Referência e a prefeitura encaminhou um ofício nesta segunda-feira (25) solicitando informações clínicas do paciente por escrito, para continuar informando à sociedade.

Entenda

O técnico de enfermagem Laugenir deu entrada no Hospital Municipal no dia 15 de maio, e foi transferido para a Unidade de Internação de Canaã dois dias depois, mas teve a situação agravada, motivo pelo qual as equipes de saúde solicitaram, já no dia 22, sua transferência para um leito de UTI. Inicialmente, a regulação de Canaã entrou em contato com a Central de Regulação de Carajás, que informou que não havia vaga disponível de UTI no Hospital Regional de Marabá. No mesmo dia, a Central de Carajás tentou a transferência para o Hospital de Campanha de Marabá, que também tinha todos os leitos ocupados.

A partir disso, houve a tentativa de um leito em hospitais de Belém, que foi liberado no sistema. Como Canaã dos Carajás, assim como a maior parte dos municípios de pequeno e médio porte, possui saúde de baixa e média complexidade, é feito o contato com a regulação nos casos em que é necessário atendimento de alta complexidade.

Quando os pacientes necessitam de UTI, são cadastrados em dois sistemas; no sistema de regulação do Estado, ou no sistema administrado pela prefeitura de Belém, em pactuação com o município.