Trabalhador já pode requerer seguro-desemprego online

Dar entrada no seguro-desemprego pode ser mais simples do que você imagina. Desde dezembro de 2018, o Ministério do Trabalho, por meio da plataforma Emprega Brasil, já consegue fazer o requerimento do benefício 100% online. A opção democratiza o acesso às parcelas e permite que o trabalhador seja beneficiado de maneira mais célere.

Em Canaã dos Carajás, o prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine) foi alvo, na última semana, de uma ação criminosa que paralisou o sistema de requerimento do seguro. A diretora do órgão, Ranielli de Oliveira, falou sobre o ocorrido. “Nós ficamos sem o sistema por conta do roubo de uma CPU, o que acabou prejudicando o atendimento a essas pessoas No entanto, o próprio trabalhador pode dar entrada no benefício pela internet, o que é uma alternativa interessante até que o sistema esteja normalizado.”

Saiba abaixo como requerer o seu seguro-desemprego. As informações são do Ministério do Trabalho.

  • O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/
  • Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:
  • Ao clicar em “Cadastrar” abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de autenticação do trabalhador no site:

Será necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será “Não sou brasileiro”). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.

Caso o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.

  • Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega Brasil. Uma das opções será “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  • Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais, o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.

O cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais, acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.

Ao finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o trabalhador automaticamente para a página seguinte:

  • Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
  • As vagas de emprego são relacionadas automaticamente pelo programa:

O agendamento para as vagas de emprego é muito simples e intuitivo:

  • O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
  • Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do Seguro-Desemprego:

Vale lembrar que somente trabalhadores que já fizeram o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem requerer o benefício. A equipe do Sine de Canaã, apesar de não requerer o seguro pela falta de sistema, continua trabalhando na orientação dos trabalhadores.

Caso as informações estejam corretas, o trabalhador pode concluir o processo integramente online. O usuário também pode fazer o download do aplicativo Sine Fácil em seu smartphone para ter acesso ao benefício.