Unidade de Saúde do Novo Brasil atenderá casos de coronavírus em Canaã

Pacientes com fortes sintomas da doença, como crise respiratórias graves, serão encaminhados para a unidade, que será adaptada e contará com 17 leitos. Unidade passou recentemente por reforma e deve estar pronta para atendimentos durante a crise epidêmica já nos próximos dias

A prefeitura de Canaã dos Carajás utilizará a Unidade Básica de Saúde do bairro Novo Brasil como ambulatório emergencial temporário para pacientes que apresentarem fortes sintomas do novo coronavírus, como crises respiratórias graves. Os pacientes serão encaminhados do Hospital Municipal para a unidade.

A medida é preventiva, visto que Canaã ainda não tem nenhum caso confirmado da doença. No entanto, o governo municipal pretende evitar que, em um eventual surto do vírus em Canaã, não falte leitos para os pacientes no hospital, bem como quem precisar de atendimentos devido a outras doenças não fique sem o suporte necessário. Vale lembrar que o Hospital Municipal já funciona com a capacidade quase máxima.

A unidade do Novo Brasil passou por reformas recentemente e já começará a ser transformada em ambulatório a partir desta quinta-feira (2). Conforme explicação da secretária de Saúde, Daiane Celestrine, equipamentos para a unidade de internação serão instalados no local o quanto antes, visto que cada minuto é crucial na luta contra o covid-19.

Sobre a mudança de planos do ambulatório emergencial, que funcionaria, a princípio, em um prédio que a prefeitura iria adquirir para ser a nova sede da Secretaria de Saúde, Daiane explicou que a emergência da situação obrigou o poder público a optar por essa alternativa. “O local que havia sido anunciado anteriormente, ainda precisa de um processo legal para ser aprovado e não podemos esperar por isso, visto que já começamos a subir na curva epidemiológica. Estamos preocupados, pois podemos precisar e não ter o espaço pronto. A unidade do Novo Brasil já está lá, devidamente instalada, e reformada. Ela é uma das maiores que temos em Canaã e atenderá bem as nossas necessidades.”

A unidade comportará 17 leitos, mas, caso haja necessidade, o governo fará a ampliação do local para garantir atendimento de qualidade a todos.

Vale destacar que a população do Novo Brasil continuará a receber atendimentos na Unidade de Saúde do bairro Park Shalon, que já dá o suporte necessário à comunidade desde o início da reforma da unidade.

Passada a pandemia, a Unidade do Novo Brasil voltará a atender normalmente a comunidade.