Unidades de saúde recebem novos kits para palestras

foto: Jefferson Almeida

Agora, cada uma das Unidades de Saúde da Família vai contar com mais ferramentas para realizar as ações educativas. Na manhã de terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu nove kits para palestras em diversas áreas do conhecimento para promover a saúde dos usuários do SUS. A doação veio da Vale e da Fundação Vale por meio do programa Ciclo Saúde, que atua no município desde 2014, com a colaboração do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

Com mais de 20 utensílios, os kits são para a sensibilização da comunidade na prevenção de doenças e educação sexual. Segundo a secretária de saúde, Daiane Celestrini, os kits ajudam muito nas ações educativas, deixando as palestras mais atrativas e com maior aproveitamento entre a comunidade. Segundo ela, a qualidade dos serviços tem aumentado bastante de acordo com os investimentos e parcerias firmadas, inclusive com a mineradora.

foto: Jefferson Almeda

Ciclo Saúde

Por meio do Projeto Ciclo Saúde, a Prefeitura de Canaã e a Fundação Vale, em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), têm contribuído para o fortalecimento de uma política pública estratégica para o município, a Atenção Básica, desde a disponibilização de equipamentos e mobiliários para as unidades básicas de saúde à implantação de um Núcleo de Educação Permanente com a capacitação do corpo técnico. Além do fornecimento de assessoria de técnicos especializados para apoiar na elaboração do Plano de Saúde e do Protocolo de atendimento do município nas UBS.

No total, já foram repassados 384 equipamentos e mobiliários, como balanças estetoscópios, aparelhos de nebulização e de pressão, além de geladeiras para conservar vacinas e mesas para exames clínicos e ginecológicos nas 10 unidades básicas de saúde.  Em junho deste ano, foram realizadas oficinas que abordaram temas como o acolhimento, ou seja, a escuta qualificada e classificação de risco, etapa do atendimento em que é feito encaminhamento técnico e qualificado, conforme a urgência e gravidade apresentada pelo paciente. A empresa apoiou também a reforma do hospital municipal.