Unifesspa inicia atividades em Canaã

Aula inaugural do curso de Licenciatura em Letras aconteceu nesta segunda (22). Prefeito Jeová Andrade destacou importância da chegada da universidade em Canaã

Em uma das ações do Pacto por Canaã, a Prefeitura de Canaã dos Carajás, por meio da Secretaria de Educação, realizou, nesta segunda-feira (22), a aula inaugural do curso de Licenciatura em Letras (Inglês) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A aula marca o início das atividades da instituição de ensino superior em Canaã, a primeira a oferecer um curso presencial no município. A expectativa do governo municipal é que o curso, junto com o de Agronomia, seja o primeiro passo para a implantação de um campus da universidade em Canaã.

O evento inaugural foi realizado no espaço de eventos da Feira do Produtor. A primeira turma é composta por 40 alunos, que foram aprovados em vestibular realizado no último dia 7 de julho. Entre as autoridades presentes no evento, os secretários Geam Meirey, Jurandir José e Alex Silveira fizeram o uso da palavra e destacaram a importância do momento acadêmico.

Caloura, a aluna Eva Regina falou sobre o início das aulas. “Fico emocionada com essa oportunidade e estou muito feliz, pois ter um curso superior é um sonho que tenho há muitos anos. A graduação abre portas para o mercado de trabalho, pois o peso de um curso em uma federal é muito maior.”

Também aprovada, Adriana Neves afirmou que se sente honrada e orgulhosa pela conquista. “Fazer parte da primeira turma de uma universidade federal na minha cidade é algo realmente importante. Sem sombra de dúvidas, esse curso agrega muito ao currículo.”

Eva e Adriana: “O peso de um curso em uma federal é muito maior.”

A secretária de educação Roselma Feitosa afirmou que o ensino superior é uma das maiores e mais importantes lutas do governo. “Quando se tem uma gestão que pensa no desenvolvimento, o conhecimento deixa de ser algo abstrato e torna-se uma realidade. O governo está de parabéns por levar a educação a sério. Quem ganha com cada um desses avanços é a sociedade.”

Reitor da universidade, Maurílio Abreu falou sobre a parceria entre a Prefeitura de Canaã e a instituição. “O principal objetivo dessa união é transformar a sociedade através da educação. Dando as mãos hoje, seremos fortes o bastante para ajudar os mais fracos; o que celebramos hoje é muito mais do que o início de um curso.”

Presente no evento, o prefeito Jeová Andrade destacou o importante passo que Canaã dá com a chegada da Unifesspa. “Hoje se materializa um sonho iniciado em 2013. Nossa primeira preocupação foi estruturar a educação básica e conseguimos. A partir disso, lutamos pelo ensino superior, o que hoje se torna real. Temos muitos projetos pela frente e acreditamos que Canaã terá, em breve, muitos outros cursos e mais formandos. Nossos estudantes se formarão aqui e teremos mão de obra local qualificada.”

As aulas da universidade já estão acontecendo no Centro de Formação de Profissionais da Educação (Cemfopred), em período integral, de segunda a sexta, das 8h às 18h. Por sua vez, o curso de Agronomia terá a sua aula inaugural no dia 12 de agosto.