Vacinação de idosos contra a gripe em Canaã começa nesta terça e será realizada em domicílio

Canaã dos Carajás começa, a partir desta terça-feira (24), a vacinar os idosos do município contra a gripe. A primeira etapa de vacinação será voltada exclusivamente para os idosos e será feita em domicílio pelas equipes de saúde. Os agentes comunitários de saúde (ACSs) já contam com o endereço dos idosos atendidos no município e vão se encaminhar, diariamente, para a residência destes na região atendida por cada equipe, em Canaã dos Carajás. A prefeitura aguarda o envio das doses para vacinação dos profissionais de saúde, seguindo o mesmo calendário dos idosos.

A medida de vacinação em domicílio visa evitar aglomeração nas Unidades de Saúde, uma vez que o município está tomando medidas de prevenção ao coronavírus e os idosos são um grupo de risco para o agravamento da doença. A vacina da gripe, vale lembrar, não protege contra o coronavírus, mas pode ser um fator de descarte caso as pessoas que estão imunizadas sintam sintomas como febre, tosse e dor no corpo, que são comuns às duas doenças. Além disso, a gripe também pode acarretar o agravamento de sintomas em grupos de risco não imunizados. A vacinação para os idosos segue até o dia 15 de abril.

A partir do dia 16, e até o dia 8 de maio, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas e profissionais de força de segurança e salvamento. A partir do dia 9, a vacinação será voltada para crianças de seis meses a menores de seis anos, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, gestantes, puérperas, populações privadas de liberdade ou em medidas socioeducativas, funcionários só sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Veja o calendário completo abaixo:

24/03 a 15/04: Idosos e profissionais de saúde

16/04 a 08/05: Professores e profissionais de segurança e salvamento

09/05 a 22/05: Crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas, puérperas demais grupos

COMPARTILHAR