Vila Ouro Verde recebe ação intersetorial da Prefeitura de Canaã

A Prefeitura de Canaã dos Carajás realizou, nesta sexta-feira (21), uma ação intersetorial na Vila Ouro Verde. A estimativa é que cerca de duas mil pessoas tenham sido atendidas na ocasião. A ação de cunho social acontece pela quinta vez no município e tem o objetivo de aproximar os serviços do governo das comunidade mais distantes; Vila Nova Jerusalém, Residencial Canaã e VS-52 foram algumas das comunidades que já receberam a iniciativa.

Além da Prefeitura de Canaã, com as secretarias de Desenvolvimento Social, responsável por encabeçar a ação, Saúde, Trânsito e Transporte, Meio Ambiente, Educação, Habitação e Desenvolvimento e Produção Rural, a ação intersetorial contou com a parceria da Funcel e outras entidades como Selo Unicef, Junta Militar e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O mutirão intersetorial teve início às 8h da manhã e se estendeu até as 15h.

Entre os serviços oferecidos, cadastramento de famílias para o Bolsa Família, emissão de primeira identidade para crianças e adolescentes, corte de cabelo, consultas pediátricas, consultas clínicas, vacinações, distribuição de medicamentos, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, orientações jurídicas, distribuição de mudas, além de palestras sobre trânsito e meio ambiente. A Funcel realizou um importante trabalho envolvendo as crianças com o projeto “Brincadeiras de Rua”, onde atividades como elástico, bambolê, corrida no saco e travinha são resgatadas entre os mais jovens.

Ronaldo Araújo, secretário de Desenvolvimento Social falou sobre a iniciativa. “Essa ação é muito importante para todos nós e principalmente para essas famílias que são atendidas aqui. Todas as secretarias saíram de seus prédios para trazer os atendimentos até a comunidade. Nós percebemos a necessidade de atender essas pessoas aqui, já que há uma longa distância até o centro da cidade.”

O vice-prefeito Alexandre Pereira esteve no local e acompanhou a ação. “Iniciativas como essa trazem o governo para dentro da comunidade e, junto com ele, todos os benefícios voltados à cidadania. Várias famílias, várias pessoas têm dificuldade de ir até Canaã realizar isso e, aqui, é bem mais confortável e prático para que todos sejam atendidos. Devemos continuar a realizar essas ações nas regiões mais distantes do município.”

A próxima ação está prevista para acontecer na Vila Planalto, no dia 26 de outubro.

Fotos: Jefferson Almeida