VS-45 goleia e é campeã do Ruralzão 2019

A Vila Ouro Verde foi o palco da grande final da 23ª edição do Campeonato Rural de Canaã dos Carajás. Centenas de pessoas da região compareceram ao evento para conferir de perto o duelo entre as duas melhores equipes do certame: VS-45 e Cedere 3. A partida foi realizada na tarde deste sábado (23) às 16h. Organizado pela Liga Esportiva de Canaã, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Funcel, o campeonato, pelo segundo ano consecutivo, reuniu apenas atletas da zona rural.

Os dois time fizeram um jogo corrido e disputado lance a lance. Apesar de encontrar pela frente um adversário disposto a não dar espaços, a VS-45 dominou o primeiro tempo. Logo no comecinho do jogo, um chute disparado pelo atacante da Cedere 3 esbarrou no travessão adversário; mesmo assim, a confiança da 45 não foi abalada.

Apostando em ataques rápidos pelas laterais, a equipe da Vila Planalto pressionou o rival como pôde. Tanta insistência deu resultado: aos 15 minutos, o goleirão da Cedere deu rebote para o centro da área e o meio campo Lucas Santos empurrou para o fundo do gol. 1 a 0.

Com o placar aberto, a V5 mostrou mais tranquilidade na troca de passes e frieza na conclusão das jogadas. Aos 40 minutos, a Cedere 3 deu bobeira e o meio campo Cosmo avançou pela direita em um contra-ataque e chutou forte para aumentar a vantagem. 2 a 0.

Cosmo marca o segundo gol da VS-45

No segundo tempo, precisando do resultado, a Cedere foi ao ataque e levou perigo à defesa adversário. No entanto, o ímpeto de empatar a partida, acabou fazendo com que espaços aparecessem e, em jogadas rápidas de contragolpe, a VS-45 marcou o 3º e o 4ª gol com o atacante Fábio e, mais uma vez, Lucas Santos.

Apesar da derrota iminente, a Cedere não se deixou abater, continuou vindo ao ataque e acertou dois chutes na trave adversária. Mas, para frear qualquer chance de reação, uma bela troca de passes da 45 resultou no gol de Lucas Ribeiro, o último do campeonato, o gol do título da equipe da Vila Planalto.

Melhor em campo, Lucas Santos falou sobre a vitória conquistada. “No ano passado nós chegamos na final e perdemos, mas depois de um ano de muito trabalho conseguimos vencer. Não foi uma partida fácil, nossos adversários mostraram disposição, mas, felizmente, tivemos sucesso hoje. Estamos felizes por esse título.”

Presidente da Liga, Vascaíno destacou o trabalho na organização do evento. “Agradeço o empenho de todos e a dedicação para que esse campeonato acontecesse da maneira como foi. Obrigado a Funcel e a Prefeitura pelo apoio dado a esses atletas.”

Gidalton Rodrigues, presidente da Funcel, afirmou que a entidade tem como meta alavancar o esporte no município. “Nós todos estamos aqui para servir a comunidade e atividades esportivas, campeonatos como esse, são um meio para que esse trabalho tenha êxito. A Funcel está de portas abertas para os esportistas locais.”

Alexandre Pereira, vice-prefeito de Canaã, destacou o trabalho das duas equipes em busca do título. “Foi uma partida limpa, bem jogada e a equipe vice-campeã lutou tanto quanto a que ficou em primeiro lugar. Esse esforço é digno de reconhecimento e, ao fim, quem ganha com o esporte bem disputado, porém limpo, é a própria classe desportista.”

Por sua vez, o prefeito Jeová Andrade falou sobre a importância do esporte para o município. “Incentivar a prática esportiva é o dever de qualquer gestão e é fundamental para uma comunidade que haja esse apoio. Agradeço a todos pelo empenho na organização e parabenizo a todos os atletas pelo esforço nessa grande disputa que vimos hoje.”

O goleiro Roni, da VS-45, levou apenas um gol durante a competição e foi escolhido como o destaque da posição. Como prêmio, o guarda-redes recebeu R$ 500,00 e um troféu. Ysmaelly, da Cedere 3, foi o artilheiro do certame com 7 gols e também recebeu R$ 500,00, mais troféu.

Segundo lugar no Ruralzão, a Cedere levou para casa R$ 3 mil. Campeã, a VS-45 conquistou o troféu da competição e a quantia de R$ 5 mil.

Além da final, o evento reuniu apresentações culturais e um jogo entre equipes do futebol feminino.